terça-feira, 18 de setembro de 2012

O presidente das "forças terríveis"


Jânio Quadros renunciou devido a "forcas terríveis"
No dia 25 de agosto de 1961, o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, renunciou à presidência, pouco mais de sete meses após sua posse. 

Em sua carta renúncia, ele menciona "forças terríveis". Recentemente, a revista Veja publicou que, pouco antes de morrer, ele comentou com o neto Jânio John que aquele havia sido o maior erro de sua vida.

Ele tentou reverter uma crise institucional fazendo-se de vítima, que estava sendo forçado a renunciar. “Com a renúncia, pedi um voto de confiança à minha permanência no poder. Imaginei que o povo iria às ruas, seguido dos militares, e que seria chamado de volta. Deu tudo errado.” Teria dito ele a seu neto, segundo Veja.

Por que falo deste importante - e fatídico - fato histórico? 

Hoje, aniversário de 108 anos do meu, do nosso, querido America Football Club, entrei no site do clube e me deparei com uma nota oficial que se refere ao protesto que os jogadores fizeram no último jogo, ao entrar em campo com uma faixa afirmando que se sentiam "abandonados".

A nota afirma que "os atrasos (de salários) existentes são de atletas, e variam de 30 a 45 dias" e que "o protesto dos atletas foi baseado em situações que acontecem corriqueiramente no futebol."

Eu acompanho futebol ativamente há mais de trinta anos. Lembro-me, sim, de atrasos de salários. Embora ache que o futebol brasileiro já deveria ter passado da fase do "finge que paga, que eu finjo que jogo" a que se referiu o Vampeta. Mas infelizmente, ainda é uma realidade em gestões sem planejamento.

O que me causou espanto, é que não me lembro de ter visto atletas de uma equipe profissional terem uma atitude tão contundente quanto a da faixa em questão. Segundo a nota, o ato foi "instrumentalizado de maneira oportunista por pessoas de fora do departamento de futebol". 

Este trecho me fez lembrar das "forças terríveis" que levaram Jânio a renunciar.  Estas "pessoas de fora do departamento de futebol" tem nome? Ou seriam apenas forças ocultas? 

Lembro que na disputa da Série B deste ano, foram mencionadas questões sobrenaturais (falta de sorte) para a fase do time. Será que estes fatos são relacionados?

Voltando à nota. Sabe o que me causou mais espanto? Duas frases completamente contraditórias.

A primeira afirma que as ações "visaram denegrir a imagem da atual administração e, consequentemente, da instituição". A segunda que "a diretoria do clube ressalta a confiança no profissionalismo dos jogadores".

Fiquei com as seguintes dúvidas: a imagem da atual administração perante aos colaboradores, à torcida e à mídia era boa e foi mudada devido a esta faixa? E a imagem da instituição era boa e piorou devido a esta ação? 

Em caso afirmativo - ou mesmo em caso negativo - CASO O PRESIDENTE REALMENTE ACREDITE que houve uma mácula grave na "imagem da instituição" ou mesmo da "atual administração", segundo meu entendimento, isso é falta grave de um funcionário ou de um grupo de funcionários. Passível até de demissão por JUSTA CAUSA, não de "confiança no profissionalismo dos jogadores".

Quero deixar claro que eu, particularmente, acho que os atletas foram guerreiros, ao entrar em campo, ao invés de entrarem em greve e prejudicarem o clube com a perda de pontos e suspensão por WO. Eles apenas quiseram externar o descaso a que estão sendo submetidos. É uma vergonha que uma instituição com 108 anos de história venha sendo administrada dessa forma.

O que fica claro e o que esta nota oficial comprova é que o método de gestão do America, infelizmente, é o da "orelhada", do "puxadinho". As pessoas que estão à frente do clube não tem ideia do que fazer.

Ou isso, ou então o presidente quer copiar Jânio e renunciar, na esperança que a torcida o carregue nos braços de volta à presidência. Tomara que seja isso. Seria o maior acerto de sua administração.

O America tem jeito.

Mario Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário